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10 dicas para criar uma biblioteca corporativa on-line

10 dicas para criar uma biblioteca corporativa on-line

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As bibliotecas corporativas são importantes, pois incentivam os funcionários a entrar no espírito da leitura. Com mais e mais leituras, não apenas aumentamos nosso conhecimento geral, mas também podemos refinar nossas habilidades de pensamento crítico.

“A leitura é o instrumento de acesso que possibilita todos os outros conhecimentos” – Barack Obama

É encorajador ver muitas empresas com livros e revistas físicas amplamente visíveis para seus funcionários e visitantes na recepção, salas de reunião ou espaços sociais. O conteúdo é geralmente orientado para o desenvolvimento pessoal e profissional e pode ser consumido ao ritmo dos funcionários, seja no local ou em casa.

Mas o espaço é limitado, as equipas de trabalho estão cada vez mais móveis e os recursos e o tempo são escassos. A necessidade de fazer a transição para bibliotecas corporativas on-line é evidente e também oferece o melhor retorno para o investimento.

Então, como podemos quebrar todas essas barreiras físicas e oferecer uma ótima biblioteca corporativa on-line?

Aqui estão 10 dicas importantes que ajudarão você a criar sua própria biblioteca digital corporativa:

  1. Alinhado com a missão. Todas as coleções devem ter conteúdo bem alinhado com sua missão corporativa e valores-chave. Uma empresa hoteleira pode valorizar uma sólida experiência em atendimento ao cliente. Uma corporação de serviços financeiros pode orientar os funcionários para a solução dos problemas financeiros dos seus clientes.
  2. Intuitivo. Deve ser uma experiência perfeita para os funcionários, para que, em poucos cliques, eles possam acessar a todo o seu conteúdo.
  3. Acesso 24/7. O objetivo da sua biblioteca corporativa pode ser o de apoiar o treinamento no local, durante o horário de expediente ou para promover a leitura geral. Seja o que for, deve estar sempre disponível, sob demanda e compatível com dispositivos móveis para obter máxima utilidade.
  4. «Viciante» e divertido. Os funcionários querem encontrar um catálogo completo alinhado com seus próprios interesses recreativos e objetivos profissionais. Quanto mais relevante for para eles, maior a probabilidade de lerem o título.
  5. Não apenas livros. Não devemos restringir nossa biblioteca para livros tradicionais. Todos aprendem de forma diferente, seja por áudio, vídeo, cursos, jogos, revistas ou mais. É sempre melhor oferecer multimídia que suporte todos os dispositivos gerais.
  6. Amigável com a família. Inclua conteúdo para todas as idades para que os profissionais possam compartilhar a biblioteca corporativa on-line com suas famílias e incentivar a leitura em casa com seus entes queridos.
  7. Materiais próprios. Além dos milhares de títulos que pode fornecer aos seus empregados, também é importante criar e distribuir o conteúdo do treinamento de sua empresa (manuais, títulos de inspirar cultura corporativa), e ter tudo em um só lugar e obter a maior uso.
  8. Foco extracurricular. É muito importante associarmos essa atividade a um hobby ou a uma experiência de aprendizagem complementar. Não devemos considerá-lo como outra obrigação, mas como um benefício ou valor «adicional» para os funcionários.
  9. Dados em tempo real. Com o controle estatístico em tempo real, podemos ver quem são os usuários mais ativos e quais são os livros mais lidos. Esses dados são importantes  e ajudarão os Recursos Humanos e formadores a decidir como gerenciar o conteúdo com mais eficiência ao longo do ano.
  10. Clubes de leitura corporativa. Também é importante complementar a experiência de leitura digital com clubes de leitura para incentivar todos os funcionários a discutir e trocar opiniões sobre o que lêem.

Existem centenas de instituições que já criaram sua própria biblioteca corporativa on-line para melhorar as capacidades e conhecimentos de seus funcionários.

A ODILO é o fornecedor mundial líder de bibliotecas digitais inteligentes e clubes de livros virtuais, oferecendo todos os elementos acima, e  esforçamo-nos por personalizar cada experiência.

Acreditamos firmemente que a leitura é o melhor benefício que você pode oferecer aos seus funcionários e suas famílias, e esperamos que você concorde.

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